Imóveis à venda online: como criar um site eficiente
Anunciar imóveis à venda na internet está se tornando uma prática comum e a cada dia fica mais fácil criar um site, mas será que você sabe como potencializar as visitas e fechar mais negócios com o auxílio da internet?
Com os algoritmos dos mecanismos de busca sendo atualizados com frequência e o comportamento do consumidor mudando, não basta apenas colocar algumas informações online para a venda de imóveis, é preciso um pouco de esforço.
Utilizar uma plataforma imobiliária é uma boa opção, uma vez que é possível realizar a gestão, marketing e anúncios diretamente, além de incluir a base de dados em plataformas digitais de forma simples e contar com facilidades para criar e-mails marketing e comunicação direta, como o Corretor Online, por exemplo. Outra opção é aproveitar as dicas abaixo e criar seu próprio site.
1. Crie um site responsivo
Dados recentes apontam que existem 168 milhões de usuários de smartphones no Brasil. Na plataforma VivaReal, 40% dos acessos são mobile. Portanto, invista em um site responsivo, que se adapta a smartphones e tablets.
Confira sempre a navegação do site em tais dispositivos, como é a rolagem e a disposição dos elementos na tela a fim de não perder contatos que não conseguiram utilizar com eficiência o site.
2. Forneça informações verdadeiras sobre os imóveis à venda
Pode parecer uma dica estranha, mas o ambiente virtual faz com que algumas pessoas pensem que não precisam ser completamente sinceras e isso pode ser transportado para anúncios. O anúncio é apenas a porta de entrada de um possível novo negócio, portanto lembre-se: a verdade sempre vem a tona e uma mentira online pode acabar com sua reputação.
3. Atente-se aos filtros disponíveis
As plataformas digitais para imobiliárias e corretores anunciarem imóveis disponíveis geralmente trabalham com filtros, a fim de melhorar a experiência do consumidor final. Ignorar tais campos pode fazer com que seu anúncio não seja levado em consideração nas buscas e caia no ostracismo.
Para um site próprio, os filtros também são indispensáveis. Os filtros levam o usuário diretamente ao que ele procura, aumentando as chances de contato e finalização do negócio, afinal, se você deseja uma casa de 3 dormitórios em determinado bairro, não vai querer olhar o anúncio de uma kitnet do outro lado da cidade. Na maioria dos portais, os principais filtros a serem preenchidos são:
• Tipo de imóvel: apartamento, casa, kitnet, chácara, etc;
• Área: metragem do terreno e área construída;
• Quantidade de cômodos e descrição: quartos, banheiros, vagas na garagem;
• Preço: aluguel, condomínio, IPTU.
4. Inclua fotos
Uma das maiores diferenças entre o anúncio online e os cadernos de imóveis em jornais é a possibilidade de usar a tecnologia a seu favor. Inclua pelo menos 15 fotografias do imóvel, desde a frente do local, comôdos e dependendo do caso, a vista da varanda ou janela pode ajudar a chamar a atenção do cliente em potencial.
Em apartamentos, é possível mostrar as áreas de convivência do prédio, fachada, banheiro, cozinha, quartos e interior de móveis embutidos, por exemplo. A vista também pode ser explorada, assim como varandas gourmet e demais detalhes particulares do local.
5. Estude as diversas formas de uso da tecnologia
Criar o site é apenas o primeiro passo. Com as constantes mudanças na forma com que o consumidor procura um produto ou serviço e as atualizações que mudam a forma como os mecanismos de busca avaliam um domínio, as adaptações devem ser frequentes.
Atualmente diversos profissionais também tem utilizado as redes sociais para divulgar imóveis à venda e obtido sucesso. O segredo é não ficar parado no passado e evoluir constantemente. Tem mais dicas? Compartilhe nos comentários!
Autor: Viva Real