A venda de imóveis vem se aprimorando a cada dia. Já não basta apenas estudo e dedicação por parte do corretor de imóveis, é necessário mostrar os benefícios que aquele empreendimento trará, assim como fazer com que o cliente sinta que alí pode ser a casa dos sonhos que ele tanto procurava.
É importante que o profissional conheça o domicílio que está sendo negociado, bem como a região onde ele está localizado e o cliente com o qual está lidando. Existe uma técnica no mercado imobiliário que pode auxiliar o corretor a vender um imóvel em menos tempo e com mais valorização: é o Home Staging.
O que é o Home Staging?
O Home Staging é uma técnica que consiste em redecorar ou organizar os imóveis que, futuramente, serão comercializados. Isso tudo para que eles se tornem um ambiente mais atrativo ao maior número possível de investidores e compradores.
Isso pode fazer com que os empreendimentos sejam vendidos de uma forma mais rápida. Essa ferramenta trabalha com o visual merchandising, que prepara os imóveis por meio de técnicas relacionadas com a área de marketing, design, psicologia e publicidade.
Vale lembrar que existem duas formas diferentes de aplicar a técnica do Home Staging nas residências:
* Reforma: O imóvel recebe reforma total. O valor que é desembolsado para o ato é incluído na comissão da imobiliária na hora da venda. Porém, esta opção é um pouco mais difícil de ser exercida no Brasil, já que grande parte das imobiliárias não têm, em regra, exclusividade total sobre o imóvel (o que acontece nos Estados Unidos, por exemplo).
* Decoração: Já no caso de decoração, os imóveis que estão vazios são decorados com móveis, para torná-lo visualmente agradável e, após a venda, toda a decoração e mobília são retiradas do ambiente.
Quais são os itens modificados
Na técnica de Home Staging, naturalmente, alguns itens devem ser modificados – seja na modalidade de decoração ou reforma. Diante desse cenário, a manutenção dos espaços, a inserção de novos móveis e objetos emocionais – como plantas e velas – a troca de cores das paredes e uma transformação geral do ambiente, deixando-os menos pessoais são partes integrantes do projeto. A remoção dos objetos dos antigos moradores também ocorre, como porta-retratos, coleções de objetos à gosto ou até mesmo imãs de geladeira, por exemplo.
Quais os benefícios do Home Staging?
Além de focar no objetivo principal, que é vender ou alugar mais rapidamente, o Home Staging atrai mais clientes para realizar visitas ao imóvel. Fora isso, muitos interessados não conseguem visualizar apenas mentalmente um empreendimento e como estará morando nele, se ele estiver vazio. Nesse caso, o Home Staging auxilia a imaginação do cliente para que ele tenha mais vontade ainda de estar naquele domicílio.
Dicas ao usar o Home Staging
Lembre-se que Home Staging não é decoração
Antes de usar essa técnica é preciso entender que, apesar de ser parecido na prática, o Home Staging não é decoração. Esse ato pode envolver simplesmente “arrumar a casa” ou a manutenção da limpeza de alguns ou todos os cômodos.
Além disso, decoração sempre envolve gostos pessoais do proprietário do empreendimento e essas preferências podem não ser a mesmas para todas as pessoas, enquanto o Home Staging deve ser do agrado de todos que visitarem o local, independente de idade, origem e gostos pessoais.
Busque a neutralidade
Pensando que o Home Staging não é decoração, é imprescindível que o cenário agrade grande parte das pessoas que forem visitar o imóvel. Nesse caso, vale apostar em tons e móveis de cores neutras e sempre se perguntar se pessoas de idades diferentes se agradariam diante daquela organização.
Exalte os benefícios do imóvel
Valorize e exponha aos clientes o que o imóvel tem de melhor para oferecer, seja ele comercial ou residencial. Caso o interessado não tenha visto um ponto legal, como
a vista da janela para um parque ambiental, por exemplo, você pode apontar tal detalhe.
Vale lembrar que os itens pessoais devem ser retirados, para que o cliente sinta que aquela pode ser a nova casa dele. Aconselhe o cliente proprietário a retirar coisas que sejam de família, porta-retratos e até desenhos de crianças que ficam pendurados na geladeira. Bolsas, roupas e sapatos também são objetos dispensáveis no Home Staging.
Entre diversas técnicas que podem ser utilizadas, a organização e a limpeza são fundamentais e devem sempre estar em dia para passar uma boa impressão a quem está vendo o imóvel pela primeira vez. Você já utiliza o Home Staging e tem alguma dica para passar? Deixe um comentário para nós.
Autor: Viva Real