O CRM Imobiliário é uma das principais formas que a imobiliária tem de controlar as interações com os clientes, entender em qual etapa da jornada de compra estão e deve ser utilizado de forma eficaz para otimizar o tempo dos corretores e aumentar as vendas da empresa.
A jornada de compra de um imóvel leva aproximadamente 27 meses. Isso significa que um possível cliente pode entrar na sua lista de leads mais de dois anos antes de efetuar uma compra. É aí que entra o CRM Imobiliário: você consegue identificar em qual estágio esses contatos estão e entender como será a abordagem com eles.
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Pense o seguinte: sua imobiliária recebe 1000 leads por mês, seja por campanhas de mídia paga na internet (como Facebook Ads ou Google Ads), ligações ou visitas na sua loja. No fim do mês, após fazer o balanço geral, você vê que, apesar de um número considerável de contatos, só obteve 50 propostas e 10 vendas. O que aconteceu com todas as outras pessoas?
Você poderia ter uma equipe para ligar para todos os contatos ou enviar uma mensagem para entender o que aconteceu, mas isso gastaria muito tempo que poderia ser utilizado de forma melhor. Por isso, é essencial que você mantenha uma comunicação constante com os clientes.
O corretor é imediatista
A venda de um imóvel é cara, e isso a torna mais difícil de ser feita. O corretor é imediatista, o que não é um problema, mas pode acabar afastando alguns contatos que ainda não estão no momento da compra. Lembre-se: muitas vezes, as pessoas querem comprar o primeiro imóvel e isso é uma grande decisão para a vida delas.
Com um bom CRM Imobiliário, você consegue separar todos os leads por estágios e deixar apenas os leads mais quentes para contato direto do corretor. Porém, o que fazer com todos os outros possíveis clientes que não fecharam a compra? A resposta é fácil: tenha um CRM Imobiliário com Automação de Marketing.
Mas o que é automação de marketing?
A automação de marketing é a forma mais prática e, obviamente, automática que existe nos dias de hoje para você falar com todos os seus clientes. Não importa se você trabalha com lançamentos, imóveis prontos ou aluguel, você consegue segmentar os clientes como quiser.
Vamos a um exemplo prático. Você tem uma imobiliária especializada em lançamentos imobiliários no Recreio dos Bandeirantes e recebe 500 leads/mês de um empreendimento específico, mas fecha só 5 vendas. Você pode criar uma régua de automação de marketing com conteúdos estratégicos que mostrem ao cliente tudo sobre a região (supermercados, escolas, shoppings), o empreendimento (piscina, academia, áreas de lazer) e qualquer outro detalhe importante (uso de FGTS no pagamento, descontos exclusivos, etc). Se você segmentar bem, pode saber quem já é casado, quem tem filhos, quem está pensando em aumentar a família… As opções são diversas e tudo isso pode te auxiliar na hora de decidir os conteúdos a serem criados.
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Uma boa ferramenta de automação de marketing deve ser integrada com o seu CRM, pois elas conseguem te passar informações sobre o traço digital do seu lead. Por exemplo, um visitante pode converter em um imóvel e continuar procurando outros parecidos, e essas informações você pode encontrar na ficha do lead. Isso se chama lead tracking e pode te ajudar a entender melhor o caminho que seus clientes percorrem em seu site para, assim, otimizá-lo mais ainda.
Com todos os dados que o CRM e a ferramenta de automação te passam, fica bem mais simples saber quais clientes estão no momento ideal de compra e quais ainda precisam ser qualificados.
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